EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

presencial Avenida dos Ingás, 3001, Jardim Imperial, Sinop/MT - Sinop - Mato Grosso - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

EDITAL Nº 001/2024

CENTRO DE LÍNGUA(GENS) – UNEMAT/SINOP

EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

A Universidade do Estado de Mato Grosso, por meio do Centro de Língua(gens) - CELIN, aprovado pela Resolução nº 011/2021-CONEPE, Resolução nº 010/2018-CONEPE e pela Resolução nº 053/2018-CONSUNI no uso de suas atribuições legais, torna pública as condições e orientações que regem o processo inerente ao EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS destinados aos alunos de cursos de graduação e pós-graduação, concluídos ou em vias de conclusão, que estejam cursando ou pretendam cursar pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado).

1. DISPOSIÇÕES INICIAIS

1.1 O exame de línguas estrangeiras atende a uma demanda dos programas de pós-graduação stricto sensu da UNEMAT e de outras universidades que têm o intuito de oferecer aos pós-graduandos a possibilidade de realizar esta fase do processo, por meio de uma avaliação presencial gerida pelo CELIN.

1.2 O CELIN será responsável pela aplicação e correção das provas.

1.3 Todos os horários constantes neste Edital correspondem ao horário oficial do Estado de Mato Grosso.

1.4 Os exames serão aplicados de forma presencial.

2. LÍNGUAS OFERTADAS

2.1 As línguas estrangeiras ofertadas são: Inglesa, Espanhola, Francesa, Italiana, Alemã e Portuguesa para Estrangeiros. A prova de Português para Estrangeiros somente poderá ser realizada por candidato estrangeiro portador de documento oficial.

3. CRONOGRAMA

Atividades

Datas e horários

Abertura do edital

09/05/2024

Impugnação do edital

09/05/2024 a 10/05/2024 das 14h às 17h

Pedido de isenção de taxa de inscrição

09/05/2024 a 12/05/2024 até as 23h59

Resultado da isenção de taxa de inscrição

14/05/2024

Período de inscrição

14/05/2023 a 23/05/2024 até 23h59

Divulgação das inscrições homologadas

27/05/2024

Aplicação das provas

29/05/2024 das 14h às 17h

Resultado preliminar

03/06/2024  

Solicitação de recursos

04/06/2024

Divulgação do resultado final

05/06/2024

Emissão dos Certificados de Proficiência

A partir de 10/06/2024

 

4. DO PÚBLICO-ALVO, VAGAS E DA ESTRUTURA DAS PROVAS

4.1 O exame de proficiência tem como público alvo alunos de cursos de graduação e pós-graduação, concluídos ou em vias de conclusão, que estejam cursando ou pretendam cursar pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado).

4.1.1 Antes de se inscrever, o candidato deverá certificar-se acerca da(s) língua(s) estabelecida(s) pelo programa de pós-graduação que está cursando ou pretende cursar.

4.2  Será permitida a inscrição em apenas uma língua estrangeira.

4.3 As provas de proficiência serão elaboradas e corrigidas por profissionais designados pelo CELIN, desde que não tenham parentesco com candidatos ou sejam candidatos.

4.4 As provas serão constituídas por um texto de cunho acadêmico-científico na língua estrangeira e área de conhecimento da opção do candidato. As questões serão redigidas em língua portuguesa.

4.5 Os textos de respostas devem ser redigidos em língua portuguesa, os textos devem conter a compreensão do texto da língua estrangeira selecionada, bem como apresentar o conhecimento da norma padrão da língua portuguesa, plausibilidade na compreensão do conteúdo textual, coesão e coerência na elaboração dos textos em resposta às questões e clareza na exposição das ideias.

5. DA INSCRIÇÃO

5.1 As inscrições serão realizadas através do formulário, clicando (ou copiar/colar) no link abaixo no período de 13 de maio de 2024 até as 23h59min do dia 23 de maio de 2024.

5.2 O valor da inscrição será de R$100,00 (cem reais). Efetuar a inscrição e o pagamento clicando (ou copiar/colar) no link abaixo.

Link do formulário de inscrição e de pagamento:

https://eventos.faepenmt.com.br/exame-proeficiencia-linguas-estrangeiras/

5.3 Cabe ao candidato verificar as regras especificadas neste edital e nos demais editais complementares, sendo que não poderá alegar desconhecimento dos documentos. Para efeitos legais, a inscrição implica o conhecimento e aceitação das regras.

5.4 Somente em caso de cancelamento da prova, o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição será devolvido.

5.5 É responsabilidade do candidato escolher a língua estrangeira exigida pelo Programa de Pós-Graduação ao qual pretende se vincular ou está vinculado.

5.6 Após efetivar a inscrição, não será permitida a troca da língua estrangeira escolhida.

5.7 O candidato deverá digitar seu nome completo, devidamente acentuado e sem abreviaturas e preencher todos os dados obrigatórios.

5.8 O candidato que necessita de atendimento especial (PcD) deverá indicar a necessidade na ficha de inscrição e, pelo e-mail celin@unemat.br informar, com clareza e objetividade, a sua condição/necessidade especial e os cuidados, recursos e/ou adequações necessárias para a realização da prova e anexar cópia de documento que comprove a necessidade do atendimento/ condição especial. O candidato que descumprir, em todo ou em parte, o disposto neste item, terá sua solicitação indeferida.

6. DA ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

6.1 Terá direito à isenção do valor da taxa de inscrição o candidato com renda familiar inferior a dois salários mínimos, doador regular de sangue ou Profissional Técnico da Educação Superior, bem como todos os indígenas matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu.

6.2 Para pedido de taxa de isenção, o candidato deverá enviar para o e-mail celin@unemat.br, identificando no assunto “Isenção de taxa de inscrição do exame de proficiência, edital 001/2024” e anexar os documentos abaixo citados, em formato PDF:

6.2.1 Candidato com renda familiar inferior a dois salários mínimos: anexar RG, CPF, declaração preenchida e assinada, discriminando os nomes das pessoas que moram na mesma casa e que compõem a renda familiar, com idade igual ou superior a 18 anos, cópia do comprovante de renda dos que compõem a renda da família, ou declaração de próprio punho dos rendimentos mensais para autônomos, trabalhadores do comércio informal ou declaração de que se encontra desempregado; cópia da conta de energia elétrica referente ao mês de abril de 2024, com consumo de até 220 kWh/mês.

6.2.2 Doador regular de sangue: anexar RG, CPF, documento comprobatório de doador regular expedido por Banco de Sangue, em que fez pelo menos três doações.

6.2.3 Profissional Técnico da Unemat: anexar RG, CPF e comprovante de vínculo profissional na Unemat.

6.2.4 O servidor público vinculado à Unemat, de acordo com a Resolução 011/2021/CONEPE, deverá enviar um e-mail para celin@unemat.br com o requerimento de isenção da taxa de inscrição do exame de proficiência, juntamente com a cópia do comprovante de vínculo com a Unemat e demais documentos de identificação (CPF e RG), impreterivelmente.

6.2.5 Os pedidos devem ser realizados entre o dia 09/05/2024 ao dia 12/05/2024 até as 23h59;

6.2.6 O resultado da análise dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será divulgado no dia 14 de maio de 2024, no endereço eletrônico https://unemat.br/pro-reitoria/proec/editais-2024

6.3 O candidato que obtiver isenção do pagamento da taxa de inscrição deverá acessar o link do endereço eletrônico abaixo, no período compreendido entre do dia 14 de maio de 2024 ao dia 23 de maio de 2024 até às 23h59 e realizar a sua inscrição.

Link do formulário de Inscrição:

https://eventos.faepenmt.com.br/exame-proeficiencia-linguas-estrangeiras/

7. DA REALIZAÇÃO DA PROVA

7.1 A prova será aplicada no dia 29 de maio de 2024 (quarta-feira), com realização presencial, no Campus de Universitário de Sinop, Unidade Jardim Imperial situado na Avenida dos Ingás, 3001, Jardim Imperial, Sinop/MT.

7.2 O candidato deverá apresentar-se no local da prova com 30 minutos de antecedência, portando OBRIGATORIAMENTE: documento oficial com foto, o comprovante de pagamento da taxa de inscrição; o documento digital será aceito, desde que se abra no portal gov.br. O candidato que não apresentar documento oficial de identificação válido e com foto não poderá realizar a prova.

7.3 O candidato deve portar caneta cor azul (obrigatória) e dicionário impresso (opcional).

7.4 A prova terá início às 14h (horário de MT) às 17h, perfazendo o máximo de 3 horas (três horas) de tempo de conclusão da prova.

7.5 A permanência mínima do candidato na sala será de 60 (sessenta) minutos. Transcorridos os 60 (sessenta) minutos, o candidato poderá se retirar do local e levar o caderno de prova e as duas folhas de rascunho que acompanham a prova.

7.6 O uso de dicionário impresso será permitido para uso individual, não será permitida a troca ou empréstimo de material entre os candidatos.

7.7 Durante a prova, não será permitido o uso de quaisquer aparelhos eletrônicos: celulares, caneta óptica, notebook, dicionário eletrônico, entre outros. O candidato que desrespeitar esta determinação terá sua prova ANULADA. Os itens não permitidos deverão ser guardados embaixo da carteira, desligados, antes do início da aplicação das provas e só poderão ser manuseados após o candidato sair da sala de aplicação.

7.8 O CELIN não se responsabilizará pela guarda e/ou objetos esquecidos nas salas de aplicação, devendo os candidatos redobrar a atenção ao recolher os seus pertences, ao retirar-se da sala de aplicação.

8. DOS RESULTADOS

8.1 O resultado preliminar será publicado no dia 03 de junho de 2024, a partir das 14h, no site oficial da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (https://unemat.br/pro-reitoria/proec/editais-2024) em Edital Complementar.

8.2 Não será atribuída nota à prova. O candidato que obtiver 70% de proficiência será considerado APROVADO e o que obtiver abaixo de 70% será considerado REPROVADO.

8.3 Os candidatos poderão solicitar revisão de prova, por meio de processo protocolado, até 24 horas após a divulgação do resultado preliminar. O recurso dever ser dirigido à Comissão de Organização da Prova, por meio do e-mail celin@unemat.br .

8.4 O resultado final será divulgado no dia 05 de junho de 2024, a partir das 14h, no site oficial da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (https://unemat.br/pro-reitoria/proec/editais-2024) em Edital Complementar.

8.5 O candidato aprovado receberá certificado, expedido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a partir do dia 10 de junho de 2024, com validade de 24 (vinte e quatro) meses, contando da data de realização da prova.

8.6 Os certificados serão enviados no e-mail informado no ato de inscrição, a partir do dia 10 de julho de 2024.

8.7 O descarte das provas dar-se-á no prazo de 30 dias a partir da data de divulgação do resultado, com incineração de todo material físico.

8.8 Mais informações pelo e-mail: celin@unemat.br.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 Os casos não previstos neste edital serão resolvidos/deliberados pela Comissão Organizadora do Exame de Proficiência e/ou pelo Conselho do CELIN.

 

 

Sinop/MT, 08 de maio de 2024.

 

 

 

 

 

Olandina Della Justina

Coordenadora do Centro de Língua(gens) - CELIN

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}