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Por conta do CORONAVÍRUS o evento permanece cancelado.

O Seminário de Geografia teve início em 2016, na Unemat, Campus de Colíder, quando foi promovido o debate sobre os saberes e fazeres geográficos, especificamente com temas que retratam o estado de Mato Grosso, a segunda edição do evento, realizada no ano de 2017, denominada Geografia em atos e desafios contemporâneos, privilegiou o debate sobre a terra como mecanismo de reprodução capitalista no estado de Mato Grosso com a visão de pesquisadores, indígenas e comunidade. A terceira edição pautou-se na inter-relação tecnologia–sociedade-natureza e os desafios atuais com o objetivo de impulsionar o conhecimento e a reflexão sobre essa inter-relação em seus diferentes aspectos no âmbito da ciência geográfica e do ensino de Geografia e da Sociedade, além da demanda científico-inovadora. A quarta edição aqui proposta tem como objetivo desenvolver uma reflexão crítica sobre o fazer geográfico entre limites e possibilidades. A reflexão proposta se faz necessário no momento atual para que juntos graduandos, docentes e comunidade possam identificar os desafios da ciência geográfica e vislumbrar as possíveis perspectivas por meio das palestras que contemplem as diferentes áreas da Geografia.

Ouvinte (graduando); ouvinte (profissional); participante com submissão de trabalho (graduando); participante com submissão de trabalho (profissional)

25/05/2020

Horário: 19h00 as 23h00

Atividades:

Apresentação cultural

Mesa redonda: Os desafios para a geografia escolar e as possíveis ações para o seu fortalecimento

Palestrante: Prof. Dr. Hugo Heleno Camilo Costa/UFMT/Barra do Garças

Palestrante: Profa. Dra. Ana Carolina de Laurentiis Brandão/Unemat/Sinop

Mediadora: Profa. Dra. Judite de Azevedo do Carmo/Unemat/Sinop

 

26/05/2020

Horário: 19h00 as 23h00

Atividades:

Apresentação cultural

Mesa redonda – clima e solos amazônicos e a importância da manutenção da biodiversidade

Palestrante: Dr. Cornélio Alberto Zolin/Embrapa/Sinop

Palestrante: Profa. Dra. Janaina  Paulino/UFMT/Sinop

Palestrante: Prof. Dr. Denizlade Jesiel Rodrigues Pereira /Unemat/Sinop

Mediadora: Profa. Ms. Luzinete Scaunichi Barbosa/Unemat/Sinop

 

27/05/2020

Horário: 19h00 as 23h00

Atividades:

Apresentação cultural

Mesa redonda- Os movimentos mundiais e seus reflexos locais

Palestrante: Prof. Dr. Vanderley Messias da Costa/USP

Palestrante: Major Selma Gonzalez/ ESG/Brasília

Mediador: Prof. Dr. Vinicius Modolo Teixeira/Unemat/Sinop

 

28/05/2020

Horário: 19h00 as 23h00

Atividades:

Apresentação cultural

Mesa redonda: As geotecnologias e o levantamento de informações geográficas

Palestrante: Prof. Dr. Vitor Bacani/UFMS

Palestrante: Prof. Dr. Guilherme Fernando Capristo Silva UFMT/Sinop

Mediador: Prof. Dr. Carlos Antonio da Silva Junior/Unemat/Sinop

 

29/05/2020 – Apresentação dos trabalhos.

Horário: 19h00 as 23h00

Atividades:

Apresentação de Trabalhos (banner)

  1. DATA DE REALIZAÇÃO E LOCAL

 25 a 29 de maio de 2020

 

1.1 LOCAL

UNEMAT/ Campus Universitário de Sinop – Jardim Imperial

 

1.2 DATAS IMPORTANTES

  • Período de inscrições com envio de trabalho: 01/04 a 27/04/2020 – apenas pelo site do evento
  • Período de inscrições para participantes: 01/04/2019 a 18/05/2020 - apenas pelo site do evento
  • Resultados dos trabalhos aceitos: 08/05/2020
  • Envio de trabalhos modificados: 18/05/2020
  • Gradeamento das apresentações: 22/05/2020

 

  1. AUTORIA

2.1. AUTOR (RESPONSÁVEL PELO TRABALHO)

  1. Cada trabalho inscrito terá de ter apenas 1 (um) autor;
  2. Cada autor poderá submeter até 2 (dois) trabalhos;
  3. O autor fará a apresentação do trabalho na modalidade
  4. O autor receberá certificado de publicação, apresentação (quando houver) e participação, e será citado nos anais do evento.

2.2. COAUTOR (CORRESPONSÁVEL PELO TRABALHO)

  1. Cada trabalho poderá ter, no máximo, 3 (três) coautores;
  2. Um coautor poderá fazer a apresentação do trabalho, apenas se o autor estiver impossibilitado de participar, sendo necessária a sua inscrição no evento;
  3. Só os coautores inscritos no evento receberão certificados de publicação, apresentação (quando houver) e participação.
  4. INSCRIÇÃO DE PARTICIPAÇÃO
  5. O SEGEO é aberto ao público em geral, na condição de participante.
  6. O participante deverá fazer a inscrição de participação no site do evento.
  7. Os participantes receberão certificados de participação no evento.
  8. A inscrição do trabalho deverá ser feita pelo o autor ou um dos coautores. Ele deverá identificar o autor e os coautores.
  9. INSCRIÇÃO
  10. A inscrição deverá ser feita exclusivamente no site do evento. Basta acessar a área de inscrições do IV SEGEO e seguir as telas autoexplicativas
  11. Inscrições limitadas a 200 participantes.

 

4.1. INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO

  1. A inscrição, efetivada a partir do envio online do formulário de inscrição, implica na aceitação integral das normas e condições estabelecidas neste regulamento, sobre as quais os inscritos não poderão alegar desconhecimento;
  2. O autor deve informar e preencher corretamente todos os dados dos participantes para realizar a inscrição, NÃO sendo possível alterá-los após o envio dos trabalhos;
  3. Coautores poderão fazer a inscrição de participação separadamente;
  4. As informações fornecidas no preenchimento do formulário serão adotadas e mantidas em todas as etapas do evento para efeito de registro, publicação e certificação e NÃO serão alteradas posteriormente;
  5. Nos Anais do IV SEGEO só será dado crédito aos nomes constantes nos campos de autor e coautor(es);
  6. NÃO serão efetuadas quaisquer alterações após a inscrição ser efetuada.

 

4.2. TAXA DE INSCRIÇÃO

  1. Valor para alunos: R$ 30,00 (trinta reais).
  2. Valor para professores, técnicos e demais participantes: R$ 45,00 (quarenta e cinco reais).

 

4.3. EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO

  1. Concluído o preenchimento do formulário de inscrição, clique em gerar boleto para o download da ficha de compensação (boleto bancário);
  2. A data do vencimento para o pagamento será definida automaticamente pelo sistema. Este prazo não pode ser postergado;
  3. Não serão fornecidos recibos em nome da instituição, sendo o boleto de pagamento considerado já como recibo nominal ao inscrito;
  4. A inscrição só será efetivada pela Comissão Organizadora mediante o pagamento do boleto bancário;
  5. Decorridos 2 (dois) dias úteis após o pagamento do boleto bancário, acesse o site do evento e verifique o status de sua inscrição.

 

  1. NORMAS E PROCEDIMENTOS DE ENVIO DE TRABALHO

5.1. O TRABALHO NÃO SERÁ ACEITO SE NÃO FOREM ATENDIDAS AS CONDIÇÕES ABAIXO.

  1. Os autores deverão submeter o trabalho para o IV SEGEO durante a inscrição online;
  2. O trabalho somente será enviado eletronicamente, no ato da inscrição, inserido em campo próprio no formulário de inscrição. Não será recebido por e-mail em nenhuma hipótese;
  3. Os trabalhos enviados não poderão conter nenhum tipo de identificação, em texto ou imagens, dos nomes do autor e coautor(es) logotipo da Instituição de Ensino Superior;
  4. Os trabalhos deverão ser submetidos somente como resumo expandido (de 4 até 10 páginas).

 

  1. RESUMO EXPANDIDO
  2. Os trabalhos devem ser inéditos em veículos impressos ou eletrônicos e serão apresentados em pôster;
  3. O resumo do trabalho deverá ser preenchido nos campos correspondentes do formulário de inscrição online do sistema;
  4. Durante o preenchimento do campo RESUMO não colocar no formulário online, a palavra “RESUMO” no início do texto;
  5. O resumo deve conter de 200 a 250 palavras;
  6. O resumo deve conter introdução, indicar claramente o objetivo, incluir informações básicas sobre métodos, mostrar os resultados mais importantes e finalizar com uma conclusão;
  7. Incluir três palavras-chave em campo específico no formulário online, diferentes das palavras contidas no título;
  8. O ARQUIVO do RESUMO EXPANDIDO deverá ser anexado ao formulário de inscrição do sistema, com o seguinte conteúdo:
  9. INTRODUÇÃO
  10. MATERIAL E MÉTODOS
  11. RESULTADOS E DISCUSSÃO
  12. CONCLUSÃO
  13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  14. O modelo de resumo expandido pode ser acessado pelo link: https://bit.ly/2IdNQ3c

 

 

ATENÇÃO:

  1. Não enviar o RESUMO do trabalho dentro do ARQUIVO do RESUMO EXPANDIDO. O arquivo deverá conter somente o conteúdo solicitado no item 6, alíneas b e c;
  2. Não colocar o título do trabalho no ARQUIVO do RESUMO EXPANDIDO conforme solicitado no item 6, alínea g. O arquivo deverá começar diretamente com a Introdução;
  3. Enviar o ARQUIVO do RESUMO EXPANDIDO obedecendo a seguinte formatação:
  4. Não colocar o título do trabalho (Este será colocado automaticamente pelo sistema na impressão dos anais);
  5. Não colocar nenhum tipo de identificação em texto ou imagens dos nomes do autor, coautor(es), conter eventual marca d'água de fundo com nome ou logotipo da Instituição de Ensino Superior, cabeçalhos e rodapés;
  6. Iniciar com o texto integral do trabalho;
  7. Salvar o arquivo em PDF - Portable Document Format (PDF) da Adobe – Acrobat.

 

  1. A metodologia deve se ater às informações essenciais para o entendimento do trabalho. Maior destaque deve ser dado aos resultados e sua interpretação. Evitar o uso de abreviaturas e adotar o Sistema Internacional de Unidades no texto.

 

  1. ELIMINAÇÃO DE TRABALHOS

Cópias parciais ou integrais de trabalhos de outrem (plágio) eliminarão o trabalho.

 

  1. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
  2. Os pôsteres devem ser afixados em cavaletes verticais que obedecem à rigorosa localização geográfica dentro do recinto onde se encontram, e serão numerados conforme definido no gradeamento divulgado;
  3. O autor ou, na impossibilidade deste, o coautor deverá permanecer junto ao cavalete, durante o horário total da Sessão;
  4. O pôster deverá ser afixado no cavalete correspondente, no horário inicial da Sessão e retirado ao final;
  5. Os pôsteres deverão ter 0,90 m de largura por até 1,10 m de altura (limites máximos);
  6. O autor deverá trazer o Pôster pronto, com alça que permita pendurá-lo no cavalete;
  7. Durante a Sessão, outros participantes do evento poderão observar os painéis e solicitar informações aos autores e coautores;
  8. A retirada do pôster só poderá ser efetuada após o horário do término da sessão;
  9. Modelo de Pôster deverá ser acessado pelo link: https://bit.ly/2Vo2T1R

 

  1. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

 

  1. Toda a avaliação dos trabalhos será feita por corpo docente especialmente designado, considerando os seguintes critérios:
  2. Introdução mínima fundamentada;
  3. Clareza dos objetivos;
  4. Adequação da metodologia ou materiais e métodos;
  5. Lógica e a articulação do resultado e discussão;
  6. Consistência dos resultados e da conclusão;
  7. Uso correto da linguagem científica;
  8. Coerência dos textos em relação a cada um dos itens individualmente considerados: Resumo, Introdução, Material e Métodos ou Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas;
  9. Pertinência e a atualização das referências bibliográficas;
  10. Relevância do trabalho e aplicabilidade dos resultados;
  11. Atendimento as normas previstas neste regulamento.

 

  1. Os trabalhos que não constarem da lista de aceitação não poderão ser apresentados durante o evento. 

 

  1. PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS
  2. Os trabalhos do IV SEGEO serão publicados nos Anais, em mídia eletrônica (On-line), com todos os trabalhos pré-selecionados e seus conteúdos, em conformidade com os dados do formulário de inscrição;
  3. Será disponibilizada uma cópia eletrônica dos Anais no site do evento.

 

 

  1. CONTROLE DE PRESENÇA
  2. Os participantes deverão assinar lista de presença que estará disponível no local do evento;
  3. Terão direito ao Certificado, os participantes que apresentarem 75% de frequência na média total de participação em toda a programação do evento.

 

  1. CERTIFICADOS
  2. Será conferido, aos palestrantes, equipe técnica e a todos os participantes do IV SEGEO, um Certificado contendo em seu verso, toda a programação do evento e a quantidade de horas de atividades complementares correspondentes;
  3. Os certificados serão disponibilizados de forma eletrônica (online) no site do evento;
  4. Não serão emitidos certificados ou declarações para trabalhos não aprovados;
  5. Não serão emitidos certificados de participação para espectadores/ouvintes do evento que não fizerem a inscrição.

 

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS
  2. A Comissão Organizadora do IV SEGEO reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente regulamento;

Autor e coautor(es) autorizam a Comissão Organizadora a divulgar seus nomes e publicar seus trabalhos, por quaisquer mídias, e nos Anais do IV SEGEO

GT 01- Geografia Fisica
GT 02-Geografia Humana
GT 03-Ensino de Geografia
GT 04- Pesquisa em áreas afins

Detalhes

Início:
25 - maio/19:00
Final:
29 - maio/23:00
Preço:
R$30 – R$45
Categorias de Evento:
,
Website:
https://www.facebook.com/watch/?v=554580971814671

Organizador

Fundação UNEMAT
Telefone:
+5566996181212
E-mail:
escaleprospec@gmail.com
Website:
https://escalepro.com.br/

Local

UNEMAT, Campus Universitário de Sinop
Av. dos Ingas, 3001 - Jardim Imperial, Sinop - MT, 78555-000
Sinop, Mato Grosso 78555-000 Brasil
+ Google Map
Telefone:
(66) 3511-2100
Website:
https://sinop.unemat.br/


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